AGENDA DO PARQUE – 11 e 12/4 | Programação terá criação de história em quadrinhos, observação de pássaros e interação com animais
Aproveite também para conhecer mais sobre os médicos sanitaristas Emílio Ribas e Vital Brazil
Na segunda semana de abril, a agenda do Parque da Ciência conta com diversas atividades interativas e lúdicas. Os participantes poderão sentir escamas de serpentes e criar suas próprias versões delas, montar uma história em quadrinhos e observar a diversidade de pássaros que habitam o parque, entre muitas outras atrações.
Confira a programação completa e participe!
Emílio Ribas: um super-herói da saúde | Museu da Vacina
Em homenagem aos 163 anos do nascimento do sanitarista Emílio Ribas (1862-1925), que atuou no combate a epidemias no Brasil, o público será convidado a montar uma história em quadrinhos a partir de um episódio real protagonizado pelo médico.
Data: sexta (11/4)
Horário: das 9h às 16h45
Local: Pátio interno do Museu da Vacina
Não é necessário se inscrever
Sexta animal | Museu Biológico
Os visitantes são convidados a conhecer de perto alguns dos animais do Museu Biológico por meio de materiais educativos, além de poder conversar com os monitores sobre biodiversidade e conservação. A equipe também apresenta espécies e suas relações com a saúde humana e planetária.
Data: sexta (11/4)
Horário: 14h30
Local: Horto Oswaldo Cruz
Inscrições: na recepção do Museu Biológico, a partir das 9h, até as vagas acabarem
Vagas: 30
Exibição de vídeo comemorativo sobre Emílio Ribas e Vital Brazil | Museu da Vacina
Em celebração aos aniversários de Emílio Ribas (11/4) e do médico sanitarista e primeiro diretor do Butantan Vital Brazil (28/4), será exibido um vídeo especial que conta detalhes sobre a trajetória dos cientistas, que foram personagens importantes no controle de doenças infecciosas no país.
Data: de 11/4 a 4/5
Horário: das 9h às 16h45
Local: Museu da Vacina
Não é necessário se inscrever
#VemPassarinhar | Museu Biológico
Esta atividade é para quem gosta de caminhada, observação de pássaros e conservação da biodiversidade. A equipe do museu promove um passeio pelas florestas do Butantan, que abrigam cerca de 170 espécies de aves, incluindo algumas endêmicas da Mata Atlântica e que estão ameaçadas de extinção.
É recomendável que os participantes venham com roupa confortável, com calça e calçados fechados, e que tragam uma garrafa de água. Binóculos e câmeras fotográficas são bem-vindos. Ao final da caminhada, todos se reúnem para um café da manhã coletivo enquanto discutem as espécies avistadas. Traga uma comida e uma bebida, além de um copo reutilizável.
O #VemPassarinhar acontece no início da manhã, período em que as aves estão mais ativas.
Data: sábado (12/4)
Horário: das 7h às 10h
Ponto de encontro: em frente ao Museu Biológico
Não é necessário se inscrever
Carimbos das Serpentes: Arte e Ciência nas Escamas | Museu Histórico – Espaço Terra Firme
Explore o universo das serpentes e conheça a diversidade de suas escamas em uma oficina interativa! Os participantes poderão sentir o formato das escamas por meio de uma placa tátil, enquanto aprendem sobre as diferenças entre as espécies. Com carimbos artesanais, será possível aplicar as diversas texturas em um livreto.
Data: sábado (12/4)
Horário: 14h30
Local: Museu Histórico – Espaço Terra Firme
Inscrições: Recepção do Museu Histórico – Espaço Terra Firme
Vagas: 20
Oficina - Vírus maker | Museu de Microbiologia
A oficina proporciona aos participantes a construção de um modelo de bacteriófago (um vírus com capacidade de infectar bactérias e que é utilizado na replicação viral) com materiais caseiros, contribuindo para a compreensão de suas características. A atividade é recomendada para crianças de 7 a 12 anos, acompanhadas por responsáveis. Serão oferecidas duas sessões da atividade, pela manhã e à tarde.
Data: sábado (12/4)
Horários: 10h30 e 14h30
Local: Museu de Microbiologia Professor Isaías Raw
Não é necessário se inscrever